Nas últimas décadas os serviços públicos com o aprofundamento das políticas neoliberais. Políticas de rebaixamento dos salários, retirada e não atendimento de direitos, ataques à previdência, terceirizações, concursos públicos não proporcionais (condizentes) ao aumento da população, fazem parte de nosso dia-a-dia. Soma-se a isso uma quantidade cada vez maior de tarefas, responsabilidades, cobranças de metas, sem em contrapartida serem oferecidas as condições reais de trabalho para que sejam cumpridas. A soma de todas estas questões está resultando em um número cada vez maior de atestados médicos, faltas ao trabalho, pedidos de demissão, readaptações, licenças sem vencimento e um descontentamento geral nos locais de trabalho. Na medida em que mais investimentos forem feitos nas condições de trabalho, teremos menos adoecimentos, por consequência menos readaptados, que hoje acabam sendo explorados em funções não condizentes com seu salário.
Plano de ação: Desenvolver uma campanha em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores da PMF e COMCAP que envolva a elaboração de um dossiê sobre a saúde dos servidores públicos municipais, levantamento das questões relacionadas à insegurança nos locais de trabalho, materiais de divulgação (cartazes, folders, etc.), constituição de grupos de discussão por setor para pensar políticas de saúde e segurança do trabalhador. O resgate do projeto Vida Viva pode constituir uma importante ferramenta nesta ação. Destaca-se também que uma política verdadeira de saúde do trabalhador deve contemplar os quatro eixos de intervenção (promoção da saúde, prevenção do adoecimento, assistência e readaptação).
Trabalhadores readaptados – a CHAPA 2 entende o trabalhador readaptado, como aquele que provisoriamente ou não, não está em condições de exercer sua função. Entendemos também que esta situação, na maioria das vezes, é consequência do trabalho. Portanto, defendemos que estes trabalhadores não tenham qualquer perda de direitos. Eles devem manter na readaptação a mesma carga horária e a mesma remuneração e se for o caso de não voltarem para a função, devem ter os mesmos direitos a aposentadoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário